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Serviços da Medicina ocupacional são eficazes para o desempenho do colaborador e produtividade da empresa

Publicado em 30/06/2020

Os setores de Recursos Humanos, Administrativo e de Segurança do Trabalho devem trabalhar juntos para estabelecer e cumprir as regras e normas que visam o bem-estar e a saúde ocupacional do colaborador. Ao realizar os exames ocupacionais regularmente, é possível evitar futuros problemas que podem afetar o desempenho do trabalhar e a produtividade da empresa. 


O Dr. Fernando Cesar Sad, diretor da Provider – Saúde e Segurança do Trabalho, explicou que os exames ocupacionais são fundamentais nesse processo e a negligência pode ter prejuízos futuros tanto para o colaborador quanto para a empresa. “Por exemplo, caso algum empregado apresente problemas de saúde provocados por uma atividade inadequada na empresa – sejam eles físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos, com os exames realizados regularmente, é possível identificar precocemente e atuar no tratamento eficaz para que não afete a saúde do trabalhador e nem o rendimento da empresa”, destaca o médico.


Sendo assim, o diretor jurídico/comercial da Provider, Carlos Cesar Sad, aconselha que a boa atuação da área de medicina do trabalho no planejamento de exames regulares ao trabalhador é eficaz para reduzir problemas futuros. “É importante que os departamentos de Segurança do Trabalho, em parceria com as áreas da Medicina do Trabalho, antecipem os potenciais riscos relacionados à saúde do trabalhador”.

Carlos acrescenta que os afastamentos de empregados por motivo de doença são prejudiciais à empresa e ao empregado, caso a licença se estenda por período superior a 15 dias. “Para a empresa, a ausência do empregado pode ocasionar a queda da produtividade, o que fatalmente resulta no faturamento previsto para um determinado período. Já para o empregado, em caso de afastamento superior a 15 dias, o salário passa a ser responsabilidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que aumenta a burocracia e pode interferir no prazo e valores de recebimento”.


Durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), Carlos Cesar Sad, ressalta que todas as unidades da Provider foram adaptadas para atender as demandas dos clientes. “Adequamos as clínicas de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Governo do Estado. O momento é de cautela, mas atendemos com todos os cuidados necessários. Há empresas demitindo, mas há outras contratando e as que necessitam do exame periódico do colaborador. Além disso, os serviços de Segurança do Trabalho, como os treinamentos oferecidos pela empresa, foram mantidos, seguindo também as recomendações dos órgãos de saúde”, complementa o diretor.






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